Quem somos

quemSomos

Desde a sua origem até aos dias de hoje, o Instituto Bíblico Português teve sempre na sua essência e no seu crescimento, o privilégio de contar com a colaboração e a presença de professores de outros países que, em conjunto com os professores nacionais, ministram a Palavra e assim compartilham com fervor os ideais da fé.

Em 1993, o IBP passou a ser administrado por um diretor nacional, sendo um privilégio para a instituição poder ser orientada com uma visão patriota. Todos juntos ansiamos por ver esta obra cada vez mais sustentada e dirigida pelos crentes e igrejas desta Nação.

Visão Interdenominacional

No IBP cultivamos um ambiente de respeito pela diferença, que caracteriza o estado atual do povo evangélico português. Não somos partidários do ecumenismo e, apesar da complexidade atual, acreditamos que o testemunho evangélico só tem a beneficiar com o melhor entendimento e relacionamento entre os diversos grupos eclesiásticos, num espírito da oração sacerdotal de Cristo para que "eles sejam um".

Todos aqueles que passam por esta instituição ficarão mais habilitados para promover um espírito de união e de trabalho entre as diversas denominações, sem prejuízo das convicções pessoais e denominacionais, que achamos extremamente importantes.

Por outras palavras, o pluralismo caracterizador tanto da sociedade como do meio religioso, não significa a nosso ver, a perda de identidade, de convicções e de valores; antes pelo contrário, motiva-nos a refletir no que somos e estimula-nos a compartilhar a fé, com coragem e determinação, num amplo mercado das ideias. Deus está no centro da nossa existência e é o fim último do nosso ministério, que visa a Sua glória.

O Nosso Propósito

Nunca é demais salientar que estamos profundamente comprometidos com Deus e a Sua Palavra, sendo esta a fonte que serve de motivação e de ação evangelística. Porque estamos em Portugal, queremos servir o país à luz dos desafios que encontramos em Deus e na Sua Palavra, sem o comprometimento destes.

Acreditamos que vivemos uma época áurea de paz e de liberdade na história do país, e que é a altura propícia de lançarmos uma visão, que nos impele a um serviço contínuo e sacrificial, sendo coparticipantes ativos na formação de uma nova cultura democrática, onde os valores tradicionais sofrem profundas alterações. Existe uma necessidade urgente de compartilhar os valores morais, espirituais e sociais emanados das Escrituras, para servirem de impulso para o bem de muitas nações.

Portugal nunca viu uma manifestação nacional de avivamento espiritual e a Bíblia ainda não é um livro conhecido do povo, por isso temos motivos muito fortes para querermos preparar os alunos desta instituição para serem cidadãos dignos do Reino de Deus e desta terra, sendo estes o "sal" e a "luz" do mundo.

Queremos que por meio do IBP, a emblemática oração de Jesus "Orai ao Senhor para que envie ceifeiros para a Seara" se materialize no decorrer dos anos, para honra e glória de Deus.

Localizações Múltiplas

O IBP, para além do seu "campus" (instalações) perto de Lisboa, tem também vários Centros por Extensão e Escolas Móveis pelo país, em várias localidades, e em cooperação com diversas Igrejas.